quarta-feira, janeiro 31, 2007

barreiras mentais

Certo dia, numa prática de yoga, estava eu a tentar executar determinada postura invertida, sem qualquer sucesso, pela n-ésima vez, quando de repente ouço a voz da professora: “Vá lá, ita, eu sei que tu consegues!”

Digamos que o motivo do meu insucesso era o chamado “medito”. Tinha sempre a sensação de que estava próxima de realizar a postura, mas faltava-se sempre um pouco (muito pouco) para o conseguir. Julgo que, inconscientemente, eu pensava que me partiria ao meio se insistisse.

Naquele dia, ao ouvir a professora, e quase por magia, consegui executar o exercício bastante bem. Foi uma sensação extraordinária!
Claro que conseguido uma vez, conseguido sempre.

O que mais me incomoda é pensar na limitação psicológica que eu me estava a impor, ainda que de forma inconsciente (uma vez libertada desse limite, o sucesso foi imediato).
São impressionantes os preconceitos que nos limitam, mesmo quando nem damos conta.

E é curiosa a forma como o limite, naquele caso, foi desfeito pelo exterior. Penso que, se a professora não me tivesse dito nada, ainda hoje eu não conseguiria praticar aquele asana. Aparentemente, há situações em que os incentivos externos funcionam lindamente.
(Uma boa razão para incentivarmos quem nos rodeia!)

Sem comentários: