quarta-feira, dezembro 13, 2006

Um pouco de nostalgia musical...

Hoje numa das minhas divagações pela net, vi uma referência a um grupo musical da década de 90 que muito sucesso grangeou pelo nosso país. Quem não se lembra da “Noite da Má Lingua” e das vezes em que as suas músicas eram utilizadas para acompanhar imagens dos nossos ministros (qual Robocop Gay).

De certeza que já sabem de quem falo… “Mamonas Assassinas”. Os Mamonas Assassinas foram talvez o maior fenómeno musical do Brasil, tendo vendido em apenas oito meses de carreira 2,8 milhões de cópias de um disco, o único que eles lançaram. Há quem diga que até hoje não houve uma banda no mundo que igualasse ou superasse o recorde deles.

De facto, a banda teve uma curta vida, uma vez que todos os seus elementos faleceram num acidente de avião no dia 2 de março de 1996. Assim, este post chega como que uma pequena homenagem a esta banda que muito divertiu o pessoal da minha geração.
Na wikipédia encontrei uma descrição das músicas do álbum lançado pelos Mamonas Assassinas, com este mesmo nome. Aqui deixo a descrição:
1406 - A música faz uma sátira sobre o dinheiro e o comércio. 1406 é o telefone de compras de um famoso canal de televendas.
Vira - Vira - Paródia do estilo musical português, o vira, contando a história de Manuel, que é convidado para uma suruba e sem saber do que se trata, manda sua esposa Maria, no seu lugar.
Pelados Em Santos - O grande hit dos Mamonas Assassinas. É um convite para amor em Santos, numa Brasília amarela, de roda gaúcha. Fora regravada em espanhol com o nome "Desnudos en Cancún".
Chopis Centis - Um peão de obras descreve seu passeio no Shopping center.
Jumento Celestino - Paródia ao forró e ritmos nordestinos. Um baiano resolve ir para a cidade de São Paulo montado no seu jumento.
Sabão Crá Crá - Sabões para pêlos pubianos.
Uma Arlinda Mulher - Paródia à música romântica. O título aproveita-se de um filme com Julia Roberts. O Tecladista, Júlio Rasec, satiriza o estilo vocal do cantor Belchior.
Cabeça De Bagre II - Satiriza a escola e vida escolar das crianças. Baseada na experiência do vocalista Dinho na quinta série primária. A canção é uma sátira ao rock com letras pretensiosas (música popularmente chamada de "cabeça") de bandas como Titãs.
Mundo Animal - Idéias bizarras sobre os animais. Do tatu ao camelo, passando por vacas, pombos, cachorros, elefantes, baleias e cabritas.
Robocop Gay - Homenagem ao personagem de Jô Soares, o Capitão Gay, se aproveitando do personagem do cinema, o Robocop.
Bois Don't Cry - Paródia ao sertanejo de dor de corno. O título é uma paródia à "Boys Don´t Cry", do The Cure.
Débil Me Tal - Paródia ao heavy metal. Muitos brasileiros não compreendem o inglês, o que não os impede de idolatrar o estilo musical. "Chacoalham a cabeça", como a música solicita.
Sábado De Sol - Essa música não foi escrita pela banda e conta sobre amigos que se reúnem para comer feijão mas encontram com maconheiros que os atrapalham.
Lá Vem o Alemão - Paródia à um pagode de muito sucesso na época, "Lá Vem o Negão".

Agora só me resta dizer “Obrigado pelos bons momentos…”

4 comentários:

Anónimo disse...

De facto as músicas divertiram imenso... 10 anos? já lá vão 10 anos? chiça que o tempo passa! foi fabuloso decorar as músicas nesse disto ano de 96, foi ainda mais divertido ouvi-las com a ajuda de um ouvido amigo brasileiro que, assim como tu o fizeste hoje aqui, me interpretou o significado de cada palavrão, dos deliciosos que povoavam a sátira das estrofes e da música dos mamonas.

Novo disse...

Realmente, já lá vão 10 anos…
Fiquei com vontade de ouvir novamente todo o cd, um cd que na altura eu sabia as letras de todas as músicas, e mesmo hoje acho que ainda não esqueci completamente. De quantos cantores/bandas nós sabemos as letras de álbuns completos?
E por falar em “Noite da Má Língua” ouvi à pouco tempo, reavivado por Nuno Markl, a música da Érika, lembram-se? (“Só tenho defeitos e nada mais…”)

Anónimo disse...

Podes crer!.. Belo CD!!! :) Quase todas as músicas deste CD me fazem viajar algum tempo.. tempo muito bem passado com vocês!!!.. Por exemplo o Lá Vem o Alemão.. tenta lá adivinhar por onde me leva.. aqui vai uma pista "Subiu à serra.." :D
Obrigada aos Mamonas e obrigada a vocês, por todos os momentos que me proporcionaram com este som!!! hehehe

icarus disse...

Devia ser o único espectáculo ao vivo onde pareceria bem gritar "Mamonas, Mamonas, Mamonas,..."

Fipa, acho que no teu carro os "Mamonas Assassias" ainda fazem sucesso... pelo menos no último verão fizeram :-)