terça-feira, dezembro 29, 2009
Hoje foi dia de neura.
terça-feira, dezembro 22, 2009
domingo, dezembro 20, 2009
Hoje procurei por mim
quinta-feira, dezembro 17, 2009
Música de Natal
Sou incorrigível. Gosto sempre das músicas de natal da comercial. E este ano até têm vídeo caseiro. Lindo!
segunda-feira, dezembro 14, 2009
Fim-de-semana bom.
sexta-feira, dezembro 11, 2009
Pontualidade
terça-feira, dezembro 08, 2009
Passamos a vida
sexta-feira, dezembro 04, 2009
quarta-feira, dezembro 02, 2009
Agora que fiz
quarta-feira, novembro 25, 2009
segunda-feira, novembro 23, 2009
Desconfio
Está a ficar espertalhona é o que é.
sábado, novembro 21, 2009
Antes
sexta-feira, novembro 13, 2009
Já quase passou uma semana
desde que a Maria dormiu pela primeira vez no seu quartinho. Finalmente, depois de vários avanços e recuos, lá arranjei coragem para dar mais um pequeno grande passo no caminho da sua independência.
Por mim, tinha-a mantido no nosso quarto mais uns tempos, mas pensando nela, acredito mesmo que é melhor assim. Agora não lhe custou nada e mais tarde possivelmente iria custar, o que seria escusado.
Mas estas são afinal etapas que nos são difíceis. Vamos cortando cordões. Contribuindo, a custo, para a independência dos nossos rebentos. Pequenos grandes passos.
Já me começa a parecer que os pais acabam por “precisar” muito mais dos filhotes do que o inverso, o que é de todo muito saudável, mas também um pouco doloroso.
terça-feira, novembro 10, 2009
segunda-feira, novembro 09, 2009
sábado, novembro 07, 2009
A minha vida
Ora, quando entrei para a escola primária, a professora pensou que eu era apenas irmã de algum outro menino... até andou comigo ao colo...
terça-feira, novembro 03, 2009
E é isto
Fui passar os olhos nas visitas ao estaminé e confesso que fiquei deveras surpreendida. Isto porque supunha que, por esta altura, já ninguém se deveria passear por estas bandas. Mas afinal ainda há resistentes. E por esses vale a pena que também eu dê um pouquinho do meu tempo aqui ao sítio. Mas, devo dizer que não está a ser nada, mesmo nada, fácil. Dividida entre ser mãe, dona de casa, profissional, mulher e outras coisas que agora não me lembro... não me tem restado tempo (ou melhor, energia) para ser também blogger. Contudo, também não tenho a coragem necessária para desistir. Porque afinal isto me dá gozo. Porque há coisas que gosto de partilhar com quem por aqui vai passando. Porque... Porque...
Por isso aqui estou.
segunda-feira, outubro 12, 2009
Depois de regressar ao trabalho
quarta-feira, outubro 07, 2009
segunda-feira, setembro 28, 2009
Hoje a Maria
sábado, setembro 26, 2009
Tenho o coração apertadinho.
sexta-feira, setembro 18, 2009
terça-feira, setembro 15, 2009
segunda-feira, setembro 14, 2009
Parabéns
Meus amigos separados não cansam de perguntar como consegui ficar casado 30 anos com a mesma mulher. As mulheres, sempre mais maldosas que os homens, não perguntam a minha esposa como ela consegue ficar casada com o mesmo homem, mas como ela consegue ficar casada comigo...
Os jovens é que fazem as perguntas certas, ou seja, querem conhecer o segredo para manter um casamento por tanto tempo. Ninguém ensina isso nas escolas, pelo contrário. Não sou um especialista no ramo, como todos sabem, mas, dito isso, minha resposta é mais ou menos a que segue:
Hoje em dia o divórcio é inevitável, não dá para escapar. Ninguém aguenta conviver com a mesma pessoa por uma eternidade. Eu, na realidade já estou em meu terceiro casamento - a única diferença é que casei três vezes com a mesma mulher! Minha esposa, se não me engano está em seu quinto, porque ela pensou em pegar as malas mais vezes que eu...
O segredo do casamento não é a harmonia eterna. Depois dos inevitáveis arranca-rabos, a solução é ponderar, se acalmar e partir de novo com a mesma mulher.
O segredo, no fundo, é renovar o mesmo casamento e não procurar um novo casamento. Isso exige alguns cuidados e preocupações que são esquecidos no dia-a-dia do casal.
De tempos em tempos, é preciso renovar a relação. De tempos em tempos é preciso voltar a namorar, voltar a cortejar, seduzir e ser seduzido. Há quanto tempo vocês não saem para dançar? Há quanto tempo você não tenta conquistá-la ou conquistá-lo como se seu par fosse um pretendente em potencial? Há quanto tempo não fazem uma lua-de-mel, sem os filhos eternamente brigando para ter a sua irrestrita atenção? Sem falar dos inúmeros quilos que se acrescentaram a você depois do casamento...
Mulher e marido que se separam perdem 10 kg em um único mês... Por que vocês não podem conseguir o mesmo?
Faça de conta que você está de caso novo...
Se fosse um casamento novo, você certamente passaria a freqüentar lugares novos e desconhecidos, mudaria de casa ou apartamento, trocaria seu guarda-roupa, os discos, o corte de cabelo, a maquiagem. Mas tudo isso pode ser feito sem que você se separe de seu cônjuge.
Vamos ser honestos: ninguém aguenta a mesma mulher ou o mesmo marido por trinta anos com a mesma roupa, o mesmo batom, com os mesmos amigos, com as mesmas piadas. Muitas vezes não é a sua esposa que está ficando chata e mofada, é você! São seus próprios móveis, com a mesma desbotada decoração. Se você se divorciasse, certamente trocaria tudo, que é justamente um dos prazeres da separação.
Quem se separa, se encanta com a nova vida, a nova casa, um novo bairro, um novo circuito de amigos. Não é preciso um divórcio litigioso para ter tudo isso. Basta mudar de lugares e interesses e não se deixar acomodar. Isso, obviamente custa caro e muitas uniões se esfacelam porque o casal se recusa a pagar esses pequenos custos necessários para renovar um casamento.
Mas se você se separar, sua nova esposa vai querer novos filhos, novos móveis, novas roupas e você ainda terá a pensão dos filhos do casamento anterior. Não existe essa tal "estabilidade do casamento" nem ela deveria ser almejada. O mundo muda, e você também, seu marido, sua esposa, seu bairro e seus amigos...
A melhor estratégia para salvar um casamento não é manter uma "relação estável", mas saber mudar junto. Todo cônjuge precisa evoluir, estudar, aprimorar-se, interessar-se por coisas que jamais teria pensado em fazer no início do casamento. Você faz isso constantemente no trabalho, por que não fazer na própria família? É o que seus filhos fazem desde que vieram ao mundo. Portanto, descubra a nova mulher ou o novo homem que vive ao seu lado, em vez de sair por aí tentando descobrir um novo interessante par. Tenho certeza que seus filhos os respeitarão pela decisão de se manterem juntos e aprenderão a importante lição de como crescer e evoluir unidos, apesar das desavenças. Brigas e arranca-rabos sempre ocorrerão: por isso, de vez em quando, é necessário casar-se de novo, mas tente fazê-lo sempre com o mesmo par...
segunda-feira, setembro 07, 2009
E vai daí
domingo, agosto 30, 2009
quarta-feira, agosto 26, 2009
Cordão umbilical
Começo a antever que não será nada fácil cortar alguns cordões umbilicais que se avizinham. E o sofrimento por antecipação é uma treta. Mas uma treta real.
domingo, agosto 23, 2009
First date
sexta-feira, agosto 21, 2009
terça-feira, agosto 18, 2009
segunda-feira, agosto 17, 2009
domingo, agosto 02, 2009
quinta-feira, julho 30, 2009
Como conseguir transformar bombas de extração de leite em obras de arte
domingo, julho 26, 2009
quinta-feira, julho 23, 2009
quarta-feira, julho 22, 2009
Disse-me uma amiga um destes dias:
3º aniversário
sábado, julho 11, 2009
caras cólicas
quarta-feira, julho 08, 2009
terça-feira, julho 07, 2009
quinta-feira, julho 02, 2009
quarta-feira, julho 01, 2009
o icarus diz que está lixado:
segunda-feira, junho 29, 2009
Hoje, neste belo dia de Verão
terça-feira, junho 23, 2009
domingo, junho 21, 2009
quinta-feira, junho 18, 2009
A minha mãe costuma usar a expressão:
Devo dizer que concordo, de facto.
segunda-feira, junho 15, 2009
Belo temporal
quinta-feira, junho 04, 2009
biquinis e afins
quarta-feira, junho 03, 2009
Bem, o tempo passa agora
sábado, maio 16, 2009
sexta-feira, maio 08, 2009
Um bom dia:
- A Maria decidiu, na noite passada, dormir umas boas horinhas seguidas o que permitiu aos papás recarregar baterias;
- Eu consegui finalmente enfiar-me dentro de umas calças "normais". É verdade que antes eram as minhas caças de ganga mais largas, e que agora me estão apertadíssimas, mas isso não interessa nada;
- E já voltei ao patamar dos quarentas (kg). Isto porque no final da gravidez estava nos cinquentas (bem grandinhos!). Não digo agora de onde parti, porque isso, para já, também não interessa nada.
Pois... um bom dia!
quarta-feira, maio 06, 2009
sábado, maio 02, 2009
Pequenos nadas
:)
quinta-feira, abril 30, 2009
terça-feira, abril 28, 2009
domingo, abril 26, 2009
Nasceu a Maria!!!
A Maria nasceu no dia 22 de Abril (na data prevista, afinal) num parto cheiro de aventuras que teve inevitavelmente de se transformar em cesariana.
Nasceu com 3.5 kg de peso e 50 cm de comprimento (e todos tão preocupados com o seu crescimento!).
É linda e maravilhosa (mas eu sou MUITO suspeita para avaliar este facto).
terça-feira, abril 21, 2009
Preparada?!
Descobertas
domingo, abril 19, 2009
Tecnologias
eu sei que estou grávida
sexta-feira, abril 17, 2009
quinta-feira, abril 16, 2009
Haverá alguma explicação lógica
Será que sou eu que, de alguma forma, lhes transmito que "preciso" ou "estou disponível" para que me liguem? Não faço ideia, mas é muito engraçado este fenómeno.
Na verdade há dias em que parece que toda a gente decide ligar-me. E é bom.
quarta-feira, abril 15, 2009
39 semanas
sábado, abril 11, 2009
Leituras...

Acabei de ler este livro. Há quem diga que é um livro para consulta, mas eu decidi lê-lo assim à maluca, do início ao fim. Coisas de quem anda numa de descanso. E à espera da chegada da cegonha.
Gostei! Muito até. Especialmente pela abordagem sensata e prática que tem. Sem complicações. Por isso, recomendo.
quarta-feira, abril 08, 2009
Mau feitio ou necessidade de atenção?!
Mesmo com a mãe com um metro e meio, conseguiu deixar toda a gente apreensiva, estando já a médica a preparar-se para nos marcar o parto. Safou-a o facto de ser tão cheia de energia...
O que é mais estranho é que esta semana, na nova ecografia para reavaliação da situação... a Maria apresentou um peso estimado muito muito superior ao da semana anterior... nem queríamos acreditar... mantém-se pequena, mas um pequeno normalíssimo para 38 semanas. Ora o que é que sucedeu?! Bem, eu descansei, descansei, descansei, i.e. dormi, vi televisão, li, e pouco mais. O pai começou a chegar muito cedo a casa, para estar mais tempo connosco. Fartámo-nos os dois de lhe dar atenção e de falar com ela, o que pode parecer um bocado tonto, mas... assim foi.
Hummm... o pai diz que a Maria tem mau feitio. Eu coloco a hipótese de que ela estava a precisar de atenção. De qualquer modo, quis-nos fazer perceber que ela é que manda de facto e que toda e qualquer expectativa que possamos criar em relação ao parto, ou à nossa vida com ela, terá fortes probabilidades de ser completamente gorada.
segunda-feira, abril 06, 2009
domingo, abril 05, 2009
esteticistas
sábado, abril 04, 2009
quinta-feira, abril 02, 2009
terça-feira, março 31, 2009
quinta-feira, março 26, 2009
achaques
acho que faz tudo parte da preparação!
:)
terça-feira, março 24, 2009
Ora, ontem tomei consciência disto mesmo.
Dado que amanhã a Maria terá 36 semanas de gestação... digamos que fiquei um pouquinho stressada, o que acabou por me valer uma noite menos bem dormida.
Hummm... começamos a estar em contagem decrescente!
segunda-feira, março 23, 2009
Movimentos na barriga
Agora sim, compreendo muito bem. É, na verdade, um dos melhores (senão mesmo o único) indicadores de que dispomos para saber que a nossa bebé está bem. Felizmente ela parece ter imensa energia, e dá muitos pontapés (e não só) à mãe (e ao pai)!
sábado, março 21, 2009
quinta-feira, março 19, 2009
terça-feira, março 17, 2009
sexta-feira, março 13, 2009
Como deixar uma grávida
"E já agora, está de parabéns! Está com uma barriga linda!"
:)))
(Elogio recebido à saída de uma loja, dado pela rapariga que me atendeu.)
quarta-feira, março 11, 2009
terça-feira, março 10, 2009
Assim, de repente,
Manuel, 30/07/1928 - 09/03/2009
segunda-feira, março 09, 2009
sexta-feira, março 06, 2009
quarta-feira, março 04, 2009
terça-feira, março 03, 2009
segunda-feira, março 02, 2009
Deve ler-se: "Estou sem borbulhas."
"Está mesmo com carinha de grávida!"
Deve ler-se: "Estou cheia de borbulhas."
Ora sucede que, pelos vistos, as grávidas ficam normalmente com a pele mais oleosa do que é seu costume. Isto é melhor para umas do que outras. No meu caso, com alguma tendência natural para pele oleosa, digamos que as borbulhas se tornam mais frequentes. Umas semanas disfarçam. Outras reaparecem. (Se calhar os chocolates que tenho comido não ajudam... ;))
Mas, são especialmente engraçados os comentários a que uma grávida está sujeita.
sexta-feira, fevereiro 27, 2009
Porque não se pode contar o tempo de gravidez em meses
Porque aqui eu dizia-vos que estava a celebrar 7 meses de gravidez. Contudo, isso não era totalmente verdade, porque a data prevista para o nascimento é daqui a cerca de dois meses, o que faz com que agora é que eu posso falar em 7 meses. Hummm... confuso... tudo se deve ao facto dos meses não terem todos o mesmo número de semanas. Tudo bateria certo se tivéssemos todos os meses com 28 dias ou 4 semanas, mas não temos (embora, neste caso hipotético, a gravidez durasse 10 meses e não 9... hummm... confuso de novo).
Por isso é mais correcto falar em semanas e não em meses, quando se trata de gravidez. Assim evitam-se semanas que parecem desaparecer nesta contagem.
E eu apenas vos posso dizer que estou com 32 semanas de gestação. E que faltam quase dois meses para conhecermos a Maria!
quarta-feira, fevereiro 25, 2009
Passados mais dois meses
E quais foram os desenvolvimentos nos últimos dois meses, perguntam vocês?! Ora, inicialmente, tornei a estranhar nunca mais receber o cartão em casa. Desta vez, ao que parece, foram os correios que devolveram a carta, com a justificação de que a morada estava incompleta. Isto não fazia qualquer sentido, porque confirmei com a funcionária da Fnac e, quer a Fnac, quer a Credibom, tinham a minha morada correcta. Aliás, nos entretantos eu já havia recebido correio da Fnac.
Assim sendo, o que havia a fazer?! Pois é meus amigos: entregar novo comprovativo de morada! Irra, que é preciso paciência...
E... ao fim de mais umas semaninhas, chegou finalmente o meu novo cartão da Fnac.
Custou, mas foi.
segunda-feira, fevereiro 23, 2009
A rapariga que roubava livros
domingo, fevereiro 22, 2009
quinta-feira, fevereiro 19, 2009
- Para que é que te vais meter com isso?
- Pois, bem me parecia. Quando tive a ideia pareceu-me boa, mas agora que estava para te a transmitir já me estava a soar mazinha.
- Sabes... de facto, para o bem e para o mal, a minha memória é ínfima...
quarta-feira, fevereiro 18, 2009
segunda-feira, fevereiro 16, 2009
domingo, fevereiro 15, 2009
sábado, fevereiro 14, 2009
quinta-feira, fevereiro 12, 2009
Desafios da maternidade
De facto, quando se envereda num projecto tão significativo como a maternidade, tem de se estar preparada para tudo. Ora, eu, do alto do meu orgulho, planeava trabalhar naturalmente até ao final do tempo de gravidez – quem sabe até à véspera (esperando talvez que o parto fosse desencadeado durante a noite, o que até é pelos vistos frequente).
Mas não, a Maria decidiu trocar-me as voltas. Na última consulta, a médica, usando o argumento de que a bebé está pequena, aparentemente a crescer pouco, decidiu mandar-me para casa descansar, afastando-me do stress que, provavelmente ou eventualmente, poderia afectar a bebé e a sua qualidade de desenvolvimento. E eu… acatei, claro! Até porque a médica não me deu muitas alternativas. Felizmente sinto-me bastante bem, o que faz com que não precise de estar em casa. Contudo esta cena de estar mais ou menos (dependendo de quando a pequena decidir nascer) dois meses e meio de baixa é para mim uma coisa muito estranha.
Depois é curioso, porque já passaram quase três semanas… e passaram a correr. Entre coisas que tenho para preparar, leituras que vou fazendo, etc, etc, até parece que o tempo passa rápido. Vivo no entanto numa dualidade de sentimentos, porque se por um lado sinto falta do dia-a-dia de trabalho, por outro reconheço que é o melhor para a bebé.
Estou, na verdade, a encarar isto como mais um desafio da maternidade. Porque, ao fim e ao cabo, estou a tempo inteiro dedicada à gravidez, o que não deixa de ser um desafio para mim. É afinal engraçado como as crianças nos preenchem e controlam a vida, mesmo antes de nascerem!
quarta-feira, fevereiro 11, 2009
terça-feira, fevereiro 10, 2009
segunda-feira, fevereiro 09, 2009
quarta-feira, fevereiro 04, 2009
Mas eu sou um homem de sorte. As coisas correram muito melhor do que eu esperava e mais ainda do que merecia. Sabe, ainda pertenço a uma geração que, quando as coisas corriam mal, se sentava e discutia o assunto. Cada um berrava as suas razões e depois combinávamos: "Vamos ultrapassar isto?" "Vamos." E íamos. Hoje não temos paciência, não gostamos de dificuldades. Não percebemos que o corte abrupto não significa que se fique feliz.
terça-feira, fevereiro 03, 2009
segunda-feira, fevereiro 02, 2009
Descobertas...
O que importa é que ver as feições de um bebé no útero materno é delicioso.
A Maria passou hoje a ter um rosto para nós. E isso é... não sei explicar... inexplicável portanto.
domingo, fevereiro 01, 2009
sábado, janeiro 31, 2009
Está um grupo enorme de adolescentes
Qualquer um, com excepção do que eles vão ver!
sexta-feira, janeiro 30, 2009
Estou a ver uma série na televisão.
quinta-feira, janeiro 29, 2009
Este ano o S. Pedro está-se a deliciar:
Ehehehehe
quarta-feira, janeiro 28, 2009
terça-feira, janeiro 27, 2009
domingo, janeiro 25, 2009
Cremes estrias
A minha médica, que pelos vistos pertence ao segundo grupo, receitou-me logo no início da gravidez um creme maravilhoso.
Mas, a maioria das "entendidas" (leia-se: que já estiveram grávidas) defendem o uso do famoso creme Barral gordo. Ora, eu a querer zelar pela minha "beleza" futura, decidi experimentar o tão famoso creme... hummm... finalmente compreendi porque é que ele é tanto amado como odiado: 1º) não é assim muito agradável de espalhar, mas com isso eu até convivo bem; 2º) e muito pior é o cheiro... pfffff, que mau! Será que não poderiam ter adicionado um aromazinho ao "fabuloso" creme?! É que assim não é fácil!
Ora, neste como nos outros assuntos da gravidez, vou-me reduzir a ouvir os conselhos da minha médica e continuar a usar o bem cheiroso creme que ela me receitou!
sexta-feira, janeiro 23, 2009
quarta-feira, janeiro 21, 2009
kiss - keep it simple and stupid
Mas, se um decisor se desfaz em justificações, revela, ainda que sem intenção, debilidades na sua decisão.
O caso torna-se especialmente grave quando as explicações não convencem ninguém (ou praticamente ninguém). Nesta situação a própria credibilidade do decisor é posta em causa...
terça-feira, janeiro 20, 2009
segunda-feira, janeiro 19, 2009
dar o benefício da dúvida
domingo, janeiro 18, 2009
sábado, janeiro 17, 2009
Quando se tem uma bola de neve,
E depois... respirar de alívio!
quinta-feira, janeiro 15, 2009
Para que haja uma relação,
terça-feira, janeiro 13, 2009
segunda-feira, janeiro 12, 2009
Recentemente tive o privilégio de poder
Faz-me sempre pensar... afinal quem é que é mesmo louco?!
domingo, janeiro 11, 2009
Escolher o nome para uma criança é muito difícil,
A coisa torna-se pior quando toda a gente começa a perguntar qual será o nome da criança.
E nós... não sabemos!
Será que podemos pedir que nos deixem em paz durante um bocadinho?! Esqueçam o assunto, tá?! Nós vamos também tentar abstrair-nos dele e depois talvez por magia a inspiração nos venha e nós consigamos decidir-nos qual será o nome da nossa filha.
Eu sei que isso é só carinho: que querem poder tratar a nossa filha pelo seu nome. Mas, acreditem, nós queremos isso mais do que vocês. E nós prometemos que, quando soubermos, vos avisamos.
Combinado!?
quinta-feira, janeiro 08, 2009
a zon está-se a habilitar
e a que horas?! pois, mais ou menos a meio do jogo do clube do meu companheiro... o que foi coisa para o tirar do sério e o deixar com um humor desgraçado.
parece que demoram 24 horas a resolver o problema.
eu até encaro isto como uma experiência engraçada. mas o icarus... hummm... nem por isso!
a zon está-se a habilitar. ai está está!
terça-feira, janeiro 06, 2009
segunda-feira, janeiro 05, 2009
perdoem as ausências recentes.
Obrigada pela vossa compreensão.